mezaninos-sp

Como construir um Mezanino e quais opções escolher para 2020

Você sabe o que é e como construir um mezanino? Sabia que, se seu terreno for pequeno você poderá otimizar sua construção com esse espaço? Será que isso ficaria legal em sua casa?🤔

Existem vários tipos de Mezaninos, nesse post vamos falar sobre alguns deles e suas funcionalidades, e porque construir um em sua casa. Porém, antes vamos responder a essa duvida de vocês leitores.

Para responder essa questão vou dividir o artigo em 3 fases. Segue a lista abaixo.

  1. Conceito do que é mezanino
  2. Materiais que podem ser utilizados
  3. Qual a vantagem de ter esse elemento em sua casa

O que é Mezanino?

Ele nada mais é do que um pavimento acima do térreo. Não é um cômodo totalmente fechado como se fosse um segundo andar ele é aberto. Podemos dizer que esse espaço é como se fosse um cômodo intermediário.

Falando a grosso modo é como se fosse uma sacada dentro da sua casa, onde você tem acesso por uma escada ou um elevador. Do andar de cima vocês conseguem visualizar de forma parcial alguns cômodos da casa. Ou seja os ambientes ficam integrados. Ah legal!

Qual altura é preciso para construir um mezanino em minha casa?

o que é mezanino

Bom pessoal eu não vou entrar nessa questão de qual altura vocês devem utilizar, nem irei abordar a medida que devem ser inseridas seja aquela ou essa, coisas desse tipo.

Sabe porque? Certamente eu não sei de qual cidade você está lendo esse post. Afinal de contas possa ser que seu estado ou cidade possua um código ou portaria para construção que delimite uma altura minima ou máxima para esse tipo de pavimento na construção de imoveis na cidade que você reside.

Portanto é interessante que vá em busca de um arquiteto ou engenheiro que conheça o código de obras de sua cidade para lhe ajudar nessa questão, tá legal👍?

Porém, de forma resumida para construir um mezanino você precisa ter uma altura considerável, o minimo para você ter um pé direito duplo.

O que é pé direito?

O pé direito nada mais é do que altura do piso a laje mais próxima que você tem correto?

Para construir um pé direito duplo você precisará basicamente de 3 medidas.

medidas pé direito

  • Medida “A”  que é o pé direito do seu piso até o mezanino.
  • Medida “B” é a altura do pavimento até sua laje final, que pode ser a mesma altura da medida “A”.
  • “C” Agora temos a ultima medida que é o pé direito duplo, é altura que precisa ter do piso até a laje final.

Espero que tenha compreendido, porque na verdade precisamos de uma altura confortável pra ter a altura A e B. De forma que não fique um ambiente achatado e leve desconforto para as pessoas que utilizando.

O ideal mesmo se vocês tem um interesse em construir um mezanino é que seja planejado desde o inicio do projeto.

Mesmo que a construção seja realizada depois da obra construída pelo menos teremos a altura considerável para implementação do pavimento.

Quais materiais utilizar na construção de um mezanino?

Vamos entrar na fase da construção e quais materiais utilizar, esse é um trecho do artigo muito importante até porque muitas pessoas tem duvidas que tipo de material utilizar na sua construção.

Espero ajudar vocês com as informações contidas aqui, e com isso facilitar na escolha certa para cada tipo de projeto.

Então vamos lá…

Mezanino de Concreto

Exemplo-de-Pé-Direito-e-Pé-Direito-Duplo-sp

Vamos começar falando dos mezaninos de concreto, é uma estrutura feita da mesma forma que você faz para construir todo o restante da casa.

Por isso é um modelo mais lento e além disso causa muita sujeira, porque você tem que fazer a estrutura, montar o escoramento e esperar a cura do concreto.

O lado negativo da estrutura de concreto é que suja muito e é lento para finalizar.

A vantagem do mezanino de concreto é que como ele é feito da mesma estrutura utilizada na construção da casa depois de concluído a sensação é de continuidade da sua casa o que é muito interessante.

Construir Mezanino de Madeira

mezanino de madeira

A escolha desse material é conveniente pela rapidez e a praticidade em realizar sua instalação.

O ponto negativo no uso desse matéria prima, é o custo que se torna um pouco elevado para o projeto. A madeira é um elemento muito caro dentro da construção civil.

Ponto positivo em utilizar o mezanino de madeira está em sua instalação que é muito mais rápida e produz pouca sujeira. Esteticamente nem precisa se falar muito a madeira é um elemento muito interessante.

Utilizar a madeira pode criar um mix de elementos que cria um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo rustico e fica muito bonito.

Mezanino estrutura metálica

mezanino metálico residencial em são paulo

Construir um mezanino com estrutura metálica ou de aço talvez tenha o melhor custo beneficio dentre esses que citamos acima. Tanto na rapidez, custo e limpeza. Já que os elementos são praticamente todos pré-moldados e simplesmente encaixa na obra, assim como a madeira.

Esteticamente ele cria um efeito um pouco mais rustico, industrial um pouco mais urbano. Pode ser um ponto de partida pra você fazer uma decoração com mais característica dessa forma. Na minha opinião acho bastante interessante.

Qual a vantagem de construir mezanino em sua casa?

ideias de mezaninos

  • Amplitude

Você cria um ambiente realmente mais amplo com bastante iluminação e ventilação.

  • Integração

Você consegue interagir com quem está em baixo ou em cima, de fato os ambientes ficam completamente conectados.

  • Área útil 

A vantagem de construir um mezanino está basicamente co-relacionadas a pessoas que possuem um terreno pequeno e não consegue aproveitar da melhor forma possível. Ao utilizar um mezanino você certamente aumentará a área útil desse terreno.

Esse espaço pode ser criado em qualquer cômodo de sua casa, esse é um critério de escolha de cada um.

O bom é que você pode criar um home office, uma biblioteca pessoal ou até mesmo criar um quarto com o mezanino. Porém ao criar um quarto você deverá se preocupar um pouco com a privacidade.

Na verdade um quarto se encaixa melhor com o modelo de “loft daqueles aparamentosinhos de pessoas solteiras, fica bem mais interessante porém, nada impede de você usar um mezanino dentro do seu quarto caso tenha espaço, pra fazer um “closet” ou qualquer outra coisa. É uma infinidade de opções que você tem e que o projeto vai te ajudar a fazer.

Segurança dos mezaninos

É de conhecimento de arquitetos que o mezanino depois de construído deverá tomar certas atitudes e cuidados para se evitar algum de tipo de acidente domestico.

Assim como sacada e janelas que devemos redobrar a atenção e cuidados quando se trata de criança ou pet circulando pelo ambiente. O mezanino é a mesma coisa para quem possui animal de estimação deverá introduzir alguns cuidados com a segurança dos mesmos que por ali trafegam.

Se você deseja agendar uma visita para instalação de tela em mezaninos acesse: https://redecia.com.br/

Até a próxima pessoal!👋

redes de proteção em mezaninos sp

Tela-de-Protecao-para-Gato

Saiba Qual a Melhor Tela de proteção para gatos, e como cuidar das janelas em 2020

Antes de te apresentar a melhor Tela para Gatos já preparadas para 2020, leia isto…

Quantas vezes você já saiu de casa para o trabalho e durante o percurso ficou se perguntando sobre os perigos de ter uma sacada ou janelas sem proteção?

Eu sei… muitas. Pois eu também!

Sejamos verdadeiros, com criança não podemos vacilar 1 minuto sequer, ainda mais quando o assunto é segurança. Impossível ficar tranquilo.

Além das crianças, temos ainda nossos Pets amados que também merecem toda a segurança e a certeza de que nada de ruim lhes ocorrerá.

Agora, além de todos os fatores acima mencionados, você ainda terá outra preocupação.

A MÃO DE OBRA!

Impossível você não concordar comigo que nos tempos de hoje contratar mão de obra qualificada dá um pouco  de trabalho, não é mesmo?

Sabia que eu passei por todo esse dilema?

Não se preocupe, você faz parte do clube e não está sozinho, mas eu posso te ajudar nessa questão.

Te mostrarei logo abaixo meu método único e eficaz para resolução de suas preocupações quando o assunto é instalação de tela de proteção.

Veja bem…

Eu realmente posso lhe ajudar com toda essa questão. Ensinarei como acabar com sua insegurança e lhe direcionarei onde comprar a melhor rede de proteção da cidade de São Paulo.

Tudo isso em conjunto com a qualidade da mão de obra que somente quem se preparou há anos pode oferecer.

Antes de lhe ensinar o passo a passo para comprar redes de proteção para crianças e felinos que são instaladas em sacadas, janelas e piscinas, preciso lhe explicar o que é uma tela original e como adquirir.

Você também poderá aprender nesse artigo como instalar redes  para  janelas  em apartamentos ou sobrados, tudo isso de forma didática.

Gostou? Então prepare-se. Vou te revelar exatamente como:

Veja o Índice

  • O que é redes de Proteção?
  • Onde comprar
  • Redes de proteção contra pombos
  • Utilidades para crianças, gatos e cachorros
  • Quando devemos trocar a Tela de Proteção
  • Como agendar minha instalação

Certamente se surpreendeu com nossa lista e todas as informações correto?

Se tomou a decisão de instalar as telas para janelas acesse diretamente nossa página de cotação e agendamento nesse link.

Se não, continue lendo…

redes de proteção sp

Primeiramente gostaria de me apresentar e lhe explicar porque sou o mais qualificado deste ramo.

Chamo-me Marcelo Nascimento, sou técnico em edificação formado pela Escola Técnica Federal da Bahia.

Juntamente com minha formação, especializei-me na área de segurança para edificação. Recém chegado São Paulo deslumbrei-me com o com toa grandiosidade arquitetônica verticalizada da maior metrópole da América latina.

Pois bem, em minha bagagem carrego experiência que já conta com mais dê 20 anos de atuação em  edificação. Possuo certificado do instituto Falcão BauerABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que, diga-se de passagem, pouquíssimos profissionais ostentam em seus currículos.

Com todo esse histórico e conhecimento profissional, fui responsável pela criação e desenvolvimento da técnica ponto de fixação, também já aprovado e certificado pelos grandes institutos mencionado acima. Frisa-se: com esse método você acaba por aumentar  ainda mais a segurança oferecida.

Isso porque, o ponto de fixação é utilizado de forma que os ganchos superiores  e inferiores dos cantos estejam posicionados com a boca para fora. Utilizando a  corda de polietileno de 4 mm ou de poliamida de 2,5 mm.

  • Com o nó de forca no gancho esquerdo superior, depois escolher de 2 a 3 ganchos nas extremidades inferior.
  • Finalizando com amarração em zig-zag estilo caminhoneiro e nó naval.

Sensacional!

Veja os trabalhos que realizei em São Paulo nesse link aqui

O que é redes de proteção?

instalação de rede em jabaquara

Rede de proteção é um dispositivo confeccionado em nylon polietileno torcido com fio tensor.

Possuem diâmetros de 3 centímetros especificamente para pássaros como calopsita, 5 cm uso padrão para quem possuem gatos e crianças e 7 cm construída em poliamida uso apenas para crianças e adultos.

rede para janela depois de instalada deverá suportar até 300 kg de impacto por m².

Certamente a tela de segurança da Rede & Cia instaladas por mim atingem esse resultado.

Onde são utilizada a tela para gatos?

Esse dispositivo de segurança é utilizado em diversas áreas da construção civil como: Sacadas, janelas, quadras, piscinas, escadas e mezaninos.

Rede de Proteção Polietileno vs Poliamida

Antes de qualquer coisa devemos destacar quais são os principais materiais utilizados para a confecção de uma rede de proteção confiável e segura.

O polietileno é derivado do eteno que por sua vez é extraído do petróleo. Isso significa que por se tratar de um tipo especifico de plastico acaba recebendo aditivos impermeabilizantes e anti UV. Apos receberem esses aditivos a rede em polietileno em conjunto com o gancho 8 galvanizado e a bucha de alta pressão com aba anti umidade suporta incrivelmente um impacto de até  300 kg por m².

Por outro lado a poliamida é composta por poliéster e fio de seda, com sua aparência de tecido especificamente a poliamida não recebe aditivos citados acima. A precisão de impacto desse material é de aproximadamente de 180kg por m².

Para uma instalação eficaz e mais segura o recomendado é o uso do polietileno. portanto em primeiro lugar esta o polietileno como a melhor e segundo fica com a poliamida construída com poliéster e fio de seda,

Onde comprar redes de proteção para gato

Certamente, a Rede & Cia possui os melhores preços e a melhor mão de obra encontrada neste seguimento. Responsável por trazer os melhores produtos com os melhores valores.

Além de especializada em tela para gatos, somos autoridade no assunto quando se fala em retenção de pombos no setor logístico de empresas alimentícias.

Quer saber mais como se proteger dos pombos e morcegos continue lendo:
Rede de proteção contra pombos, ratos e morcegos! Uma solução inteligente!

Viver com tranquilidade e saúde é o desejo da maioria das pessoas, não é verdade?

Ter animais em casa como cachorros ou gatos é uma grande companhia, mas quando morcegos, ratos e pombos tendem a invadir o seu espaço e parecem desejar fazer parte da convivência humana, isso pode se tornar um sério problema!

No caso dos pombos o problema não está somente relacionado a toda a sujeira que eles fazem com as fezes que deixam pelos lados que transitam, mas há o sério problema que advém de algumas doenças que podem ser transmitidas por eles.

Inclusive, segundo o infectologista Caio Rosenthal e o biólogo Gladyston Costa, pombos, morcegos e ratos são bichos que possuem um alto nível de periculosidade para a saúde humana e por isso, é alertado que seu contato com o homem deve ser evitado e eliminado ao máximo!

tela de proteção anti pombos

Redes de Proteção contra Pombos

Os três fatores de sobrevivência dessas espécies

Há exatamente 3 fatores alvos que fazem com que esses bichos horripilantes invadam os lares e se proliferem!

Alimento, água e abrigo são os 3 principais fatores e tudo isso há em sua casa, não é mesmo?

Por isso que  tela de proteção contra pombos, morcegos ou ratos se torna tão essencial a saúde e a vida dos seres humanos!

Pois será através dela que eles serão impedidos de entrar em sua residência. As frestas, brechas fornecem apoio para a entrada desses animais, que podem passar por locais bem pequenos, quando decidem se espremer.

Rede de Proteção contra Pombos

Riscos de doenças

Se sua casa com sacada ou apartamento não possui redes de proteção para gato, muito provavelmente mesmo sem você ver, esses bichos podem entrar e transmitir doenças.

Para que você tome mais informações, as fezes dos pombos contêm bactérias, fungos e ácaros que podem causar no mínimo 6 tipos de doenças. Terrível, não é mesmo?

Algumas dessas doenças são:

  • Meningite.
  • Histoplasmose.
  • Doenças pulmonares.
  • Salmonelose – que pode desencadear distúrbios gastrointestinais.
  • Alergias e dermatites.
  • Entre outros.

Já as fezes dos morcegos podem transmitir a histoplasmose. Portanto, se seu apartamento, condomínio, sobrado ou casa for próximo a árvores frutíferas e a regiões com mata. Os morcegos serão atraídos e a rotina deles pode estar próxima a sua casa!

Redes de Proteção anti pombos

A mordida dos morcegos pode transmitir a raiva. E por isso tocá-lo ou mata-lo deve ser evitado e mais uma vez. Por esse motivo que a instalação de redes de segurança para janelas e sacadas se torna tão essencial!

  • É importante frisar que a raiva é uma doença fatal – na maior parte dos casos.

Outro desafio comum vem do surgimento dos ratos em sua residência. Os riscos de contrair a leptospirose pode colocar sua vida em tremendo risco. A leptospirose vem por meio da urina do roedor. E se você entra em contato com essa urina, logo uma bactéria se instala na sua corrente sanguínea, ocorrendo grandes riscos a sua vida e saúde!

Dica:

Ratos podem escalar paredes, se apoiar em madeiras e perambular por diversos locais. Portanto, a única maneira de evitar que eles entrem por meio da sacada ou janelas. Vem por meio da instalação das mesmas em sua residência.

Agora que já sabe sobre o assunto e buscou ajuda para resolver seus problemas com a entrada de ratos, morcegos ou pombos em sua casa. Basta clicar abaixo e nos solicitar uma visita!

Faça contato e fique protegido! Sua vida vale demais!

Porém, não podemos esquecer que existem bons profissionais e empresas que também podem proporcionar ótimos serviços.

Rede & Cia

Para solicitar um orçamento de redes de proteção para gato acesse a pagina clicando aqui

Companhia das Redes

companhia das redes

Também consolidada no mercado a empresa Companhia das Redes que conta com mais de 15 anos de experiencia. Além de ser vista com muito bom olhos por clientes que com eles já realizaram alguns serviços.

A Companhia das Redes apesar de ter sido fundada somente em 2011, está entre as melhores empresas de redes de proteção por ter agregado valor a seus produtos com avançados tipos de mecanismos de segurança.

Acesse: https://www.companhiadasredes.com.br/

Segura Redes

segura-rede

Fundada no ano de 1986, a Segura Redes assim como a Rede & Cia, é conhecida no mundo das tela de proteção para gatos como uma empresa que presta com excelência um trabalho extremamente qualificado.
Oferecendo ótimas condições de pagamento além de um serviço com grande durabilidade e segurança.
A Segura Redes, por estar a muitos anos consolidada no mercado aliou avançados métodos tecnológicos em sua matéria.

Acesse: https://www.seguraredes.com.br/

Mercado Livre – A maior comunidade de compras

rede de proteção no mercado livre

Todo mundo já conhece a plataforma do Mercado Livre, porém, o que não sabem é que qualquer um pode anunciar e vender um produto, inclusive sem procedência.

A Rede e Cia não recomenda esse tipo de compra, haja vista que o vendedor desta plataforma apenas se responsabiliza pela entrega do produto, sem garantir qualidade ou instalação.

Vejam bem, redes de proteção envolve a segurança de sua própria vida, dos seus entes queridos e dos seus bichinhos de estimação, não é razoável se aventurar em uma compra no “escuro”.

Digo isso porque a importância da originalidade, qualidade e instalação adequada é fundamental. É necessário que o comprador tenha certeza que as técnicas utilizadas para a instalação seja adequada, bem como regularizada pelos institutos que certificam qualidade.

A segurança em primeiro lugar, sempre. Portanto, não recomendo você a comprar qualquer produto que possa colocar sua vida em risco, ou seja, produto sem procedência de qualidade e mão de obra adequada para instalação.

O recomendado mesmo é adquirir sua rede de proteção através de empresas devidamente certificadas e profissionais qualificados!

Acessar: https://lista.mercadolivre.com.br/

Redes de Proteção |Leroy Merlin Construção, Acabamento e Decoração

 leroy merlin telas

A Leroy Melyn  tem seu e-commerce e nele comercializa a venda de tela de proteção com garantia de 3 meses é um material construído em poliéster pela fabricante Vitoria Regia.

Ao realizar a compra no site o cliente deverá instalar sua tela de proteção para gatos ou contratar um instalador a parte.

Portanto, como você poe observar é uma grande empresa voltada ao ramo de construção e decoração porém, não se adequou as normas dos institutos Falcão Bauer e ABNT, e que por si só  já seria um risco.

Além de não possuir material adequado, o risco também é encontrado na hora da instalação haja a vista que se quer disponibilizam profissionais para o devido processo de implantação da tela, sem contar com o prazo curto de garantia, apenas 3 meses. a Rede & Cia não recomenda este tipo de compra, ante a ausência de certificação adequada do produto.

Acessar: https://www.leroymerlin.com.br/

Locais apropriados para instalação

tela-para-gatos

Como vimos em diversas oportunidades, existem vários locais que podem oferecer riscos a vita do seu ente querido ou do seu pet.

Dentre eles iremos elencar alguns locais convencionais, vejamos a seguir.

Redes de proteção para gato em Janelas

redes-de-proteção-para-gato-guarulhos

Tenho certeza que você já observou em algum lugar uma rede de proteção instalada seja em uma janela, sacada, quadra poliesportiva, piscina ou mezanino.

A seguir todas as duvidas serão tiradas em relação a segurança de suas janelas, seja em casa ou apartamento.

As janelas são grandes contribuintes para a arquitetura e o design geral de uma localidade, seja ela um escritório, um apartamento ou uma casa. Elas afetam a iluminação do ambiente, sua ventilação e sua estética.

Dessa forma, é normal que gostemos de janelas grandes, agradáveis e bonitas. No entanto, precisamos nos atentar a certos cuidados com a janela para garantir a segurança e o bom funcionamento delas.

É importante ter em mente que pouco importa investir na maior segurança possível e nas melhores janelas se, quando abertas, elas não oferecem nenhuma proteção. É a mesma lógica de comprar um carro blindado e andar correndo, sem cinto de segurança.

Investir em Tela de proteção para gatos instaladas e janelas é um dos cuidados fundamentais que devemos ter quando falamos de segurança domiciliar.

Afinal de contas pouco importa o quão resistente é o vidro enquanto ele estiver aberto que é como costumamos deixar as janelas especialmente no verão brasileiro.

Tela para gatos em Sacadas

rede-para-gatos

Com a nova forma de se viver na grande São Paulo, ou seja, em apartamentos pequenos, também conhecidos como loft ou kitnet mais do que nunca a demanda para instalação de tela de proteção para gatos em sacadas vem crescendo.

Isso porque, os espaços pequenos que esses apartamentos possuem dão grades destaques para a  varanda e acabam se tornando um novo comodo para confraternizar.

Portanto com esse novo estilo de moradia, novos meios de cuidados são necessários, como implantar redes

Quando devemos trocar a tela para gatos?

Sabemos que por medida de segurança é necessário sempre realizar a troca das telas em no máximo 5 anos que é o tempo uso seguro.

A garantia da rede contra defeito de fabricação estipulada pelos centros de pesquisa e qualidade como INMETRO e Falcão Bauer, são de 3 anos e durabilidade media de até 5 anos a depender das condições e uso.

Além dos centros de segurança e tecnologia recomendarem o uso das telas e falar sobre sua garantia o Portal G1 da Rede Globo ao longo do ano faz diversas matérias a respeito do uso das telas de proteção seja ela para gato ou criança.

Segue um video da filiada da Tv Globo que realizou uma reportagem em Maringá.

Alerta: As empresas que dão garantia acima de 3 anos está assumindo o risco de acidentes e futuras tragedias.

Considerações finais

Espero ter todas as duvidas em relação a compra e instalação das telas, caso tenha algum tipo de duvida não hesite em nos contatar…se gostou do artigo compartilhe em suas mídias sociais.

Um grande abraço e nos vemos em breve! do seu amigo Marcelo Nascimento.

reforma de apartamento

Como Reformar um Apartamento (Novo ou Antigo) (Pequeno ou Grande)

Nesse post você saberá as 16 principais etapas para reforma de apartamento seja ele (Novo ou Antigo) (Pequeno ou Grande).

Seguindo esse passo a passo você realizará uma boa reforma e evitará desperdício, dor de cabeça, tempo e dinheiro.

Antes de tudo conheça o passo ou dica #0, realize essa tarefa antes de entregar as chaves de seu apartamento. Trate essa etapa como a mais importante de todas as tarefas que deverá ser cumprida.

Vamos lá! vamos conhecer os passos para uma boa reforma de apartamento

Enfim, depois que o responsável pela reforma obteve a autorização do órgão competente os profissionais já podem dar inicio a reforma do apartamento.

Não importa se a reforma é de um apartamento pequeno, médio ou grande é necessário obter a autorização.

Certamente daremos varias dicas sobre a reforma de apartamento antes e depois, entraremos na questão do laudo para reforma de apartamento, e vamos tirar algumas duvidas sobre o assunto.

#0 Inicio da obra

Uma dica importante que devemos adotar antes do inicio da manutenção ou reforma do apartamento.

Quando você entrega a chave do seu imóvel ao empreiteiro essa chave passará pelas mãos de diversas pessoas. Por medida de segurança na hora da entrega, o empreiteiro solicita a troca da fechadura do apartamento e ela deve acontecer na sua presença.

1. Proteções

Embora as pessoas saibam que uma reforma está propicia a sujeira, e que os objetos como moveis entre outros podem ser danificados ou riscados.

Preservar os bens nesse meio tempo é um cuidado especial que o engenheiro, arquiteto e até mesmo o empreiteiro deve ter a cada avanço das seções da reforma.

Inegavelmente essa conduta fará com que o imóvel seja entregue de forma ordeira e em plenas condições de uso e qualidade na prestação do serviço.

Contudo proteger a mobília no período em que a reforma está sendo executada evita danos e isso é fundamental no processo.

A segurança e prevenção mais utilizada em um processo de reforma de apartamento antes das demolições de paredes são: Portas, pisos, vidros e janelas.

reforma de apartamento

A melhor saída para aproveitamento do espaço ou alteração da planta ou do layout original do apartamento é eliminar ou realocar paredes, se faz necessário no processo de demolição.

Contudo devemos atenção ao método de engenharia dos prédios antes de começar o quebra-quebra de paredes é um principio muito importante da reforma.

O projeto deve apresentar indícios de todas as interferências no tocante das paredes que devem ser demolidas, construídas e reconstruídas.

referencias-demolicao

2. Demolição

Nesse meio tempo é muito importante adotarmos medidas preventivas em relação à acomodação do entulho ou resto de obra diária no interior do apartamento.

Um processo de reforma de apartamento dever-se-ia evitar o acúmulo de todo o material em um único cômodo do imóvel. Dê preferencia os resíduos devem ser juntados em sacos descartáveis em diversos pontos do apartamento.

Assim dividimos o peso e evitamos problemas ou comprometimento com a estrutura do edifício, perceba estamos falando de reforma em prédios.

Visto quê, em residências de apenas um pavimento não é necessário tomar tais medidas.

Porém em sobrados ou casas com mais andares é sempre indicado o bom senso no tocante a prevenção e segurança para distribuir o peso do entulho em diferentes locais, haja vista quê, tais medidas são sucintas para evitar danos estruturais.

Se possível recomendamos descer todo o entulho gerado para a caçamba coletora.

Laudo-Reforma-Apartamento

3. Descarte

Portanto é primordial a contratação de caçambas coletoras, especiais às empresas que tenham autorização para descarte em local autorizado pela prefeitura.

O entulho gerado é um resíduo de obra que pode ser reaproveitado, dentro da construção civil.

Existem alguns programas e projetos de reaproveitamento e reciclagem desse material.

Mesmo sendo ínfima essa atividade vale apena concentrar esforços diante de empresas que realizam esse processo. A mãe natureza agradece!

Acima de tudo evite deixar entulhos sobre a calçada ou em terrenos baldio da vizinhança, a fim de evitar problemas futuros com a fiscalização.

Certamente tal medida como esta poderá acarretar em multa do condomínio e da prefeitura juntamente ao responsável pela reforma.

Atenção o descarte correto do entulho gerado e de extrema importância, isso reflete no profissionalismo e na preocupação ambiental, que é um fator muito abordado hoje em todo o mundo.

Voltar à atenção ao problema ambiental é um dever de todos, é de conhecimento mutuo que determinados resíduos levam muitos anos para serem deteriorado.

Isso faz com que alguns animais sejam rigorosamente afetados no seu habitat.

Por esse motivo alertamos que a coleta deve ser realizada por uma empresa especializada e autorizada.

Com essas medidas a mãe natureza mais uma vez agradece.

mãe natureza

4. Reconstrução

Depois do quebra-quebra devemos agora nos atentar ao projeto (Planta), caso exista a construção de novas paredes assim deverá ser feito.

Com a chegada do drywall um sistema novo e mais leve faz do ambiente um acabamento muito mais moderno.

Mesmo com a chegada do drywall, a utilização dele ou do sistema convencional com tijolo dependerá do arquiteto.

Analise com as imagens expostas um ambiente que foi totalmente demolido e reconstruído a base de drywall.

reconstrucao

5. Instalação Elétrica

Além da preservação das estruturas, a parte elétrica é uma das mais importantes, ou se não a mais importante depois da construção ou reformas terminadas.

Em primeiro lugar para se obter uma boa instalação elétrica é necessário contratar uma ótima empresa que realize a analise e automação da infraestrutura.

Afinal depois da reforma teremos novos pontos, e possivelmente instalações de ar condicionado como outros equipamentos.

Portanto para realização desses serviços se faz necessário um excelente eletricista, afinal de contas será ele o responsável pela distribuição dos novos pontos de força do apartamento.

Além disso, as etapas de uma reforma já preveem as novas passagens e reparos das tubulações antigas pela qual chamamos de conduítes, nada mais é que, as redes de distribuições interligadas entre os cômodos do imóvel.

instalacao-eletrica
instalacao-eletrica-02

6. Ar condicionado

O técnico eletricista, em parceria com o técnico de automação elétrica serão responsável por essa parte do projeto.

A Infraestrutura de ar condicionado deve ser tratada nesse momento para que posteriormente não seja esquecida nenhuma fase da refrigeração do ambiente.

Como também automatização de dimerização, automação de persianas ou cortinas elétricas, sistema sonoro entre outros.

Dessa forma tenha em mente que é sempre bom ter por perto uma empresa de automação antes do processo de instalação de dutos elétricos, eles juntamente ao eletricista serão responsáveis pelo calculo de carga do projeto.

instalacao-ar-condicionado-automacao

7. Hidráulica

Pontos de água sataniarias, torneiras, chuveiros e acréscimo de pontos novos de água, incluindo a instalação de pontos de água quente, duchas, banheiras e etc.

Indiscutivelmente será necessária a presença de um bom encanador, essa fase de reconstrução é o momento para se adequar quaisquer mudanças no projeto.

Certamente os profissionais envolvidos darão ao máximo de si para atender e realizaras especificações do novo serviço. Quebrar paredes, mudar tubulação, troca de pisos, mudança de porta, enfim será de fato uma reforma geral.

É nesse momento que todos os pontos poderão ser alterados no projeto, assim poderemos contar com o suporte desses profissionais seja o encanado, eletricista ou até mesmo o pedreiro.

Instalação Hidráulica

instalacao-hidraulica-02

8. Gesso

O acabamento com gesso é um dos processos mais demorados na reforma, seja um apartamento grande ou pequeno.

Porém, certamente finalizado essa etapa o gesso será responsável por grande parte do requinte e beleza do apartamento.

A estrutura do gesso possui alumínio para dar sustentação as placas e as mesmas serão seladas com pó de gesso.

O momento da implantação do rebaixamento de gesso só poderá ser realizado após a marcação dos pontos de iluminação através dos dutos de energia.

O gesseiro será o responsável pelo detalhamento da iluminação e abertura das sancas e vãos para as cortinas.

Essa etapa é a mais delicada, geralmente sugerimos que os moveis estejam fora do ambiente. O pó de gesso se acumula muito fácil em locais difícil de realizar a limpeza nos moveis.

reforma de apartamento - gesso

9. Portas e Paredes

A entrega do imóvel na maioria das vezes, nem sempre é um momento de satisfação, algumas pessoas, as mais exigentes ficam muito descontente em relação ao acabamento.

Por isso é interessante uma empresa que realize o amaciamento da parede, com aplicação de gesso ou massa corrida e na sequencia realize o lixamento para retirada de excessos.

Sem esse procedimento, será visível a imperfeição do acabamento assim expondo as falhas de rebocos, pinturas e etc. Caso essa parede que não sofreu o procedimento adequado de acabamento exposta a luz será visível à falha do empreendimento.

amaciamento-portas-paredes

10. Instalação de Bancadas, Mármores e Granitos durante a reforma de apartamento

A escolha das pedras deve ser em harmonia com o ambiente desejado.

Porém essa parte fica sendo responsável pela decoração. O que vamos falar é da aplicação.

Assim como o gesso e outros acabamentos as pedras seja ela de mármore ou granitos algumas delas produzem muito pó.

É super indicado que a instalação dessas pedras seja realizada antes do revestimento, principalmente as que serão introduzidas na parede.

11. Pintura

Enfim, depois que as paredes forem tratadas e entregues, assim podemos dar inicio a fase de pintura. Entenda essa não é a fase final, talvez não estejamos nem na metade do caminho.

Essa será o inicio do pré-acabamento, enquanto outras fases estão em desenvolvimento começaremos a dar a primeira mão de tinta.

12. Revestimento

Com o fim da etapa que proporcionam muita sujeira e poeira, agora podemos prosseguir em frente começar o processo de instalação dos pisos e cerâmicas.

Pisos de madeiras será tratado de uma forma especial a parte, para evitar danos serão processados por ultimo.

O revestimento ou como algumas pessoas chamam de acabamento, deve ser mais criterioso.

A cada momento tem que verificar o nivelamento do espaço a ser revestido.

É conhecido e comum de todos que, quando as construtoras entregam a chave, deve ser feita uma fiscalização. E logo notamos algumas irregularidades, principalmente quando se trata de nivelamento.

Quem não já passou por isso?

Devemos ter bastante cuidado nas vistorias, essas falhas futuramente geram uma enorme dor de cabeça.

Um bom nível é o fator determinante para um ótimo resultado no tocante ao revestimento ou instalação de um piso. O resultado final será esplêndido e gratificante.

reforma de apartamento nivelamento para pisos

Assista ao vídeo abaixo, mostrando como estava o apartamento até o ponto que descrevemos:

Algumas fotos do antes e depois:

lavabo_antes_e_depois

Lavabo

box para banheiro

Banheiro do casal

reforma de apartamento-design-de-interiores-cozinha

Cozinha

13. Luminárias

Com a finalização da primeira etapa podemos dar inicio a instalação da iluminação seguindo a sequencia do projeto.
De acordo com o mesmo podemos realizar a abertura para a iluminação serem embutidas no gesso.

Consequentemente a instalação dos interruptores será realizada e testada a fim de deixar tudo em perfeito estado de funcionamento.

14. Moveis Planejados

Ufa! Que bom chegamos aos moveis da casa! Estamos quase na reta final da reforma, este processo é a fase onde estamos realizando instalações, montagens e planejamento dos moveis.

Os montadores devem ter bastante atenção e muito cuidado a fim de evitar que danifiquem, risque ou até mesmo sujem as paredes que estão novinhas e recém-pintadas.

Por esse motivo devemos contratar mão de obra especializada.

reforma de apartamento - moveis planejados

15. Instalar Rede para Janelas depois da reforma de apartamento

Depois de passar por todas as fases que consiste uma boa reforma de apartamento pequeno ou grande.

Devemos nos atentar a um item primordial antes da entrega do imóvel.

Certamente está tudo muito lindo tudo muito belo porém, em relação à segurança das crianças ou animais de estimação. Como anda essa questão?

Assim como é imprescindível à contratação de uma boa empresa de arquitetura e um bom mestre de obra, é inevitável que seja contratado uma empresa especialista nesse assunto.

A Rede & Cia trabalha e é parceira de vários escritórios de arquitetura em São Paulo.

Cada reforma bem sucedida somos chamados para realizar a instalação das redes.

Certamente antes do envidraçamento da sacada é importante que os técnicos de tela estejam no local para orientar os vidraceiros.

Uma instalação perfeita de Rede para Sacada evitará conflitos com o profissional responsável em realizar o fechamento da sacada com vidro.

É importante que no projeto consista a implantação das redes de segurança e dos limitadores e travas de janelas a fim de evitar futuros acidentes domésticos.

telas-de-protecao-sp

Quer saber mais como cuidar da segurança de seu apartamento entre em contato ou acesse essa pagina: https://redecia.com.br/ 

16. Limpeza da obra

Com certeza empreiteiro deverá ser o responsável pela limpeza da obra, a maioria desses profissionais já possui uma boa equipe para realizar essa intervenção e deixar seu apartamento zero km.

Dicas para limpeza da reforma de apartamento

  1. Alguns empreiteiros realizam os serviços de limpeza para você, já deixando a obra limpinha para a habitação.
  2. Você pode contratar uma empresa que realiza esse tipo de serviço ou uma pessoa física para limpar tudo.
  3. Se seus recursos financeiros sejam limitados e você goste de faxinar, você mesmo pode fazer a limpeza.

Entrega da obra

O empreiteiro faz a checagem dos serviços realizados entrega a obra formalmente e aí é só chamar o caminhão da mudança!

sala de tv

Considerações finais sobre reforma de apartamento

Observou quanta coisa você precisa saber antes de iniciar uma reforma?

Porém depois de tudo pronto vale a pena!

Por fim sempre cogite a contratação de profissionais de qualidade com referência de serviços, serão eles que vão cuidar para que tudo fique do jeito que você sonhou e planejou.

Então se você for um Arquiteto (a), ou um Designer de Interiores, procure entender o quanto é importante saber e entender todos estes passos para realizar uma boa reforma de apartamento.

Portanto ficar apenas no design, no papel, não vai tornar você um profissional completo e dificilmente você conseguirá viver desta profissão.

Certamente não adianta nada comprar o melhor ou mais caro dos materiais se a mão-de-obra for de baixa qualidade.

Para mais informações ou se você pretende se tornar um bom arquiteto acesse o site da Luciana Paixão, Arquiteta e Blogueira.

Algumas fotos colhidas do site Luciana Paixão acesse: https://www.aarquiteta.com.br