3 Motivos para instalar uma tela mosquiteira

Seja no verão ou no inverno, quem não se incomoda com o zumbido de insetos em nossa orelha quando vamos dormir? Além das picadas irritantes que coçam o dia inteiro dos pernilongos, e moscas pousando na comida… sem falar em insetos maiores nos assustando e se hospedando em nosso lar! É nessas horas que pensamos numa boa tela mosquiteira.

Mas, afinal, quais são os principais motivos para instalar uma tela mosquiteira? O que ela pode evitar?

Principais motivos para instalar uma tela mosquiteira

1. Proteção

Assim como qualquer tela bem colocada e de qualidade, a tela mosquiteira oferece proteção adicional às suas janelas, evitando acidentes domésticos que poderiam ser graves, e impedindo até que alguns objetos caem.

Muitas vezes, no entanto, é importante considerar que a tela mosquiteira não substitui a instalação de uma rede de proteção, mas já garante maior segurança do que janelas sem nenhuma tela.

tela mosquiteira

2. Comodidade

O momento em que os insetos mais costumam nos importunar é no verão. Isso é um grande inconveniente para quem não tem uma tela mosquiteira. Afinal, o que mais queremos nesse momento é deixar nossas janelas abertas para ventilar o ambiente, não é mesmo?

E é nesse momento que somos infestados por mosquitos e outros insetos. Com a tela mosquiteira, você não apenas se livra dos incômodos dessas criaturinhas, como conquista a liberdade de manter a janela aberta sem medo de visitas indesejadas nas noites quentes de verão.

Assim, você conquista, no mínimo, noites bem dormidas nessa época do ano, e não precisa gastar fortunas com repelentes e pomadas para parar a coceira.

Da mesma forma, você pode cozinhar com as janelas abertas para não impregnar o cheiro de comida na casa, sem medo de que uma mosca inconveniente pouse no seu lindo guisado.

Além disso, você é capaz de evitar visitas das temidas baratas, que, além de pouquíssimo higiênicas, não são a presença mais agradável em lugar nenhum da casa.

3. Saúde

Por fim, mas não menos importante, insetos são transmissores de inúmeras doenças. O Aedes Aegypt, por exemplo, é uma praga da qual nem quem vive em centros urbanos está seguro, e é transmissor da dengue, e outros problemas de saúde.

tela-mosquiteira-para-Aedes-Aegypt

Além disso, nós temos outros mosquitos e insetos portadores de doenças que podem nos afetar. Dentre eles, podemos citar ocorrências recentes da febre amarela e problemas com besouros, como a chagas.

Alguns desses problemas, inclusive, são carregados para a vida toda, e são condições que não têm cura. Em suma, impedir o contato de sua família com transmissores de doença não é apenas questão de comodidade, é uma questão de saúde.

Afinal, por mais que sejamos conscientes e nos cuidemos, evitando água parada e outras situações, não podemos garantir que as pessoas ao nosso redor têm o mesmo cuidado, ou mesmo que terrenos baldios não virem um criadouro de mosquitos perigosos. Por isso, é importantíssimo garantir proteção a si e sua família.

Por isso, uma tela mosquiteira de qualidade não serve apenas para te garantir conforto no verão, como também te protege de problemas sérios. Então, é importante considerar seriamente a aquisição de uma, seja você residente de um centro urbano ou de uma área mais rural.

Como cuidar da limpeza da tela mosquiteira

Se você adquiriu uma tela mosquiteira, eventualmente precisará limpá-la. Afinal de contas, por ser um objeto exposto ao ar livre e sujeito aos danos do tempo, esse material costuma acumular poeira e sujeira.

E como cuidar da limpeza da tela mosquiteira, garantindo sua qualidade e durabilidade juntamente com a remoção de detritos e sujeira?

Formas de cuidar da limpeza da tela mosquiteira

Antes de começarmos, é importante avaliar a condição de sua tela. Ela está muito suja? Se sim, você precisará retirá-la para limpeza.

No entanto, nem sempre isso será necessário. Afinal, esse material demora muito para acumular muita sujeira se é regularmente higienizado com um pano úmido com algum produto de limpeza.

Dessa forma, o primeiro cuidado é passar um pano nela no momento em que você limpa as suas janelas, regularmente. Isso estende o tempo de vida útil da tela sem que você precise removê-la.

Alternativa 1: Se a tela está muito encardida e é removível

O primeiro passo é tomar cuidado com os encaixes do esquadrilho, e remover lentamente a tela. Não tenha pressa nesse processo, e, se necessário, contate o instalador para receber instruções de como retirá-la.

Após retirada, apoie-a em um lugar limpo, e, com um produto neutro (produtos de limpeza ácidos podem ser corrosivos e prejudicar a qualidade da tela e sua vida útil) e um pano molhado, esfregue-a bem.

Tela mosquiteira limpeza

Em seguida, deixe a água escorrer, e, com uma bucha ou uma escova de cerdas macias ou de dureza média, esfregue a rede, sem fazer muita força. Se você sentir a rede repuxando enquanto utiliza a escova, pare e mude o material. O ideal é que não se faça pressão sobre os fios.

Durante esse processo, o ideal é que você segure a tela na vertical, para que a sujeira não seque e se acumule no vão das linhas. Da mesma forma, o ideal é que se realize a limpeza de cima para baixo, já que o “grosso” da sujeira vai escorrer.

Por fim, enxague-a com um balde de água ou mangueira, garantindo que não sobrem resíduos de produtos nas linhas, e seque-a bem.

Assim que você garantir que não há humidade na tela, que pode mofar os fios, e nas laterais, o que pode prejudicar sua funcionalidade, pode devolver a tela limpa a seu esquadrio.

Alternativa 2: Se a tela não está muito suja, ou se é fixa ao esquadrio

São poucos os casos, mas, se sua tela mosquiteira é fixa ao esquadrio da janela, ou se você acha que não precisa tirá-la para uma limpeza completa, é possível lavá-la mesmo fixa à janela.

Começando com um pano bem úmido, esfregue bem a tela mosquiteira, para tirar o “grosso”. Em seguida, passe um pano seco para iniciar o novo processo.

Agora, com uma solução de um produto neutro de sua preferência e água, utilize uma bucha flexível (que consiga passar pela rede sem danificar os fios ou fazer pressão) ou uma escova macia ou extra macia, e esfregue bem.

Tela-Mosquiteira-para-janela

Em seguida, enxágue com um pano molhado apenas com água, e passe um pano seco para impedir que a tela retenha humidade.

Cuidar da sua tela mosquiteira não é difícil, mas é importantíssimo garantir que, durante a limpeza, não se aplique pressão nos fios, seja empurrando-os ou repuxando com a cerda da escova!

3 Motivos para instalar uma tela mosquiteira
5 (100%) 1 vote